06/06/2015 06h00 - Atualizado em 06/06/2015 06h00

Carioca engravida, vence câncer e emagrece 48 kg em três anos

Jocilene Melo, de 32 anos, aderiu à dieta dos pontos e atividades físicas.
'Efeito da obesidade é indireto. Você tem preguiça e não dorme', afirma.

Gabriela GonçalvesDo G1, em São Paulo


Após engravidar, descobrir um linfoma e fazer 12 sessões de quimioterapia, a carioca Jocilene Melo de Souza, de 32 anos, emagreceu 48 kg. A decisão de mudar os hábitos alimentares e fazer atividades físicas foi tomada para cuidar da saúde. Em três anos, a secretária saiu dos 117 kg e chegou aos 69 kg.

Jocilene descobriu um linfoma quatro meses após o nascimento do filho. Em três anos ela emagreceu 48 kg (Foto: Arquivo pessoal/Jocilene Melo)Jocilene descobriu um linfoma quatro meses após o nascimento do filho. Em três anos ela emagreceu 48 kg (Foto: Arquivo pessoal/Jocilene Melo)

Antes de fazer o pré-natal, Jocilene não se pesava e não se incomodava com o sobrepeso. “Eu nunca fui magra, mas também nunca fui obesa. Era ‘cheinha’. Durante a gravidez, a médica me aconselhou a me cuidar, a cuidar do meu peso, mas sai dos 83 kg e fui para os 117 kg”, conta.

  •  
Jocilene emagreceu 48 kg em três anos (Foto: Editoria de Arte/G1)

Em setembro de 2011, quatro meses após o nascimento do seu filho, Jocilene foi diagnosticada com linfoma e fez 12 sessões de quimioterapia. Em seis meses de tratamento houve a remissão total do câncer e foi liberada pelos médicos. Com isso, em abril de 2012, decidiu emagrecer.

“Claro que eu me via gorda, mas não sentia a necessidade de emagrecer. Só depois que eu tive meu filho e descobri a doença decidi perder peso. Queria cuidar da minha saúde, não queria mais brincar com ela”, afirma a carioca.

Jocilene atingiu a obesidade grau 3 e sentia pouca disposição no dia a dia. “O efeito da obesidade é indireto. Você tem preguiça, chega atrasada nos lugares e não dorme bem.”

O primeiro passo para emagrecer foi participar de um grupo nas redes sociais que faziam a dieta dos pontos. “Fui muito incentivada neste grupo. A gente se ajudava, fazia desafios mensais, motivando uma a outra e fui conseguindo. Em um ano e meio eu perdi 26 kg.”

Além da dieta, Jocilene fez caminhadas com pesos de três quilos presos nas pernas e academia seis vezes por semana. “Teve um momento que eu achei que já estava magra e parei a dieta por um tempo. Acabei engordando 6,5 kg. E como eu queria voltar pra casa dos 60 kg, voltei com a dieta e com as atividades físicas.”

A meta de chegar aos 67 kg está próxima de ser alcançada. “O mais difícil é passar pelo fim de semana. São os dias que eu não faço academia e tenho que brigar comigo para não comer o mesmo que as outras pessoas. Eu até tenho refeições livres, mas não é sempre.”

Jocilene acredita que teve dois aliados durante o seu processo de emagrecimento. “Nesses três anos, o gengibre e a canela foram meus melhores amigos. Todos os dias eu tomava um litro de chá e sinto uma diferença enorme na academia.”

Proteínas brancas e carboidratos saudáveis passaram a fazer parte da dieta de Jocilene (Foto: Arquivo pessoal/Jocilene Melo)Proteínas brancas e carboidratos saudáveis passaram a fazer parte da dieta de Jocilene (Foto: Arquivo pessoal/Jocilene Melo)

Hoje a carioca se pesa todos os dias para “manutenção”. “Eu me peso para ficar em paz com a balança e comigo. Eu penso que se eu tivesse me pesado antes, tivesse me vigiado, nem que fosse uma vez por mês, talvez minha história teria sido diferente. Mas hoje eu me cuido.”

Jocilene Melo fez a dieta dos pontos e atividades físicas para emagrecer (Foto: Arquivo pessoal/Jocilene Melo)Jocilene Melo fez a dieta dos pontos e atividades físicas para emagrecer (Foto: Arquivo pessoal/Jocilene Melo)

 

Shopping
    busca de produtoscompare preços de