Desde que foi eleito, Trump vem afirmando que vai taxar produtos importados de outros países, e citou o Brasil. Secretária Tatiana Prazeres lembrou que os Estados Unidos têm superávit histórico no comércio com o Brasil.
Embora as exportações tenham recuado, a diminuição do saldo comercial de 2023 para 2024 está relacionada, principalmente, ao aumento das importações. Para 2025, projeção é de um saldo positivo entre US$ 60 bilhões e US$ 80 bilhões.
Números foram divulgados nesta segunda-feira pelo Banco Central. Resultado inclui saldo do governo federal, estados e municípios.
Resultado indica que receitas foram menores que as despesas; rombo tem que ser coberto pelas próprias empresas ou pelo Tesouro. Governo diz que números incluem impacto contábil de investimentos.
Número faz parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e representa o saldo líquido — contratações menos demissões.
Proposta também afrouxa mudanças no BPC e excluiu mudanças no reajuste do Fundo Constitucional do Distrito Federal.
Declaração do diretor de Política Monetária do BC foi durante entrevista coletiva do relatório de inflação do quarto trimestre deste ano, em Brasília.