Por Isadora Pereira, g1 AP — Macapá


Ueap oferece 160 vagas para curso de educação escolar quilombola — Foto: Luan Rodrigues/GEA

Estão abertas as inscrições com 160 vagas para o Processo Seletivo Especial (PSE), da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), direcionadas ao curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola.

As inscrições gratuitas feitas via internet até o dia 6 de janeiro de 2025. Devem ser anexadas no ato os documentos pessoais como RG, CPF comprovante de residência e declarações específicas, como de vínculo com a rede pública da educação básica.

As vagas serão distribuídas nas localidades do Curiaú, São josé do Matapi e no campus Ueap em Macapá. Os selecionados vão receber uma bolsa no valor de R$ 700, que será financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O curso é direcionado a professores da rede pública e pessoas que se autodeclaram quilombolas. Além disso integra o Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade).

Os interessados devem ter o currículo cadastrado na 'Plataforma Freire' , com certificado do ensino médio, além de comprovar o o pertencimento quilombola. O processo seletivo funciona em uma única etapa, sendo a análise documental.

Funcionamento do curso:

As 160 vagas vão ser divididas em 4 turmas, sendo 40 para cada. O curso inicia no período de férias escolares nos meses de janeiro e julho, conforme o cronograma estabelecido para as redes de ensino do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente.

Veja o calendário:

  • Período de inscrições: 23 de dezembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025;
  • Homologação preliminar das inscrições: 10 de janeiro de 2025;
  • Resultado final: 16 de janeiro de 2025;
  • Início das aulas: 20 de janeiro de 2025.

📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!