Lojas possuem alterações no funcionamento em véspera de datas comemorativas — Foto: Fecomércio-AP/Divulgação
Outros possuem horário normal ou reduzido conforme estabelecido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).
A federação estabeleceu ainda que nos dias 25 de dezembro (quinta-feira) no natal e 1º de janeiro (quinta-feira) no ano novo, lojistas, móveis e eletrodomésticos, materiais de escritório e papelaria, calçados, materiais de construção, elétricos e hidráulicos, gêneros alimentícios, atacadistas e representantes comerciais não funcionarão.
Veja abaixo o funcionamento do comércio de 24 à 31 de dezembro:
Varejos de móveis e eletrodomésticos, varejo de materiais de escritório e papelaria, e lojistas em geral do centro comercial que funcionam das 8h às 22h passam aos seguintes horários:
- 8h às 21h na terça-feira, dia 24 de dezembro, na véspera do natal;
- 8h às 21h na terça-feira, dia 31 de dezembro, véspera do ano novo;
Shoppings Centers que funcionam das 8h às 22h do no mês de dezembro funcionam da seguinte forma nas datas citadas:
- 9h às 21h na terça-feira, dia 24 de dezembro, na véspera do natal;
- 9h às 21h na terça-feira, dia 31 de dezembro, véspera do ano novo;
Lojas de varejo de calçados funcionam das 8h às 22h em todo o mês. Já os varejos de calçados que funcionam dentro de shoppings funcionam da seguinte forma:
- 10h às 21h, dia 24 de dezembro, na véspera do natal;
- 10h às 21h no dia 31 de dezembro, dia 31 de dezembro, véspera do ano novo;
Já nos setores de varejos de materiais de construção, hidráulicos e elétricos o horário estabelecido é das 8h às 22h, podendo funcionar de domingo à sábado.
Os varejistas dos gêneros alimentícios, como supermercados, mercados, minibox e similares em Macapá e Santana possuem os horários fixos de 7h à 0h de segunda à sexta-feira durante todo o mês, com alterações apenas nas datas de véspera, sendo:
- 7h às 20h do dia 24 e 31 de dezembro
Já os atacadistas e distribuidores funcionam conforme as normas dos municípios, assim como as atividades econômicas dos representantes comerciais.
Locais que oferecem hospedagem alimentação e entretenimento como hotéis, bares e restaurantes poderão funcionar em regime de 24h. Não há restrições funcionamento para farmácias.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá