13/12/2014 18h50 - Atualizado em 13/12/2014 18h50

Barco-escola com 22 cursos tem aula inaugural na cidade de Tefé, no AM

Embarcação deve permanecer no município até Fevereiro de 2015, diz Senai.
Ao todo, 600 alunos participaram dos cursos oferecidos no barco.

Do G1 AM

Curso de mecânica de manutenção industrial é ministrado em oficina instalada dentro da embarcação (Foto: Heider Betcel/Senai)Curso de mecânica de manutenção industrial é ministrado em oficina instalada dentro da embarcação (Foto: Heider Betcel/Senai)

O Barco-escola Samaúma 2, da Rede Senai, realizou na quinta-feira (11), no município de Tefé - a 575km de Manaus, no Rio Solimões - a aula inaugural para cerca de 600 alunos inscritos nos 22 cursos oferecidos pela embarcação. O barco foi inaugurado em fevereiro deste ano e cumpre a programação de visitar pelo menos quatro municípios por ano. Em Tefé, a embarcação deve permanecer até fevereiro de 2015.

Em sua primeira viagem, o barco venceu a distância entre Manaus e Tefé, subindo o Solimões, no tempo de 72 horas. A aula inaugural foi ministrada pelo gerente da Escola Senai de Ações Móveis e Comunitárias, Teodório Filho, e contou com a presença da prefeita de Tefé em exercício, Gean Trindade, além dos alunos inscritos. Entre os cursos ministrados na embarcação estão os segmentos de informática, mecânica, construção civil, confecção do vestuário, alimentos e empreendedorismo.

A escolha do município de Tefé para a primeira atividade do Samaúma 2 não foi casual, de acordo com Teodório Filho. Houve no município, há 35 anos, a inauguração do primeiro barco-escola Samaúma, em fevereiro de 1979. Desde então, mais de 52 mil alunos já foram certificados por meio do barco-escola, em municípios do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima.

As aulas serão ministradas em oficinas embarcadas, como as de Tecnologia da Informação, Panificação e Confeitaria, e Mecânica de Manutenção Industrial a Diesel e de Popa, bem como desembarcadas, em ambientes oferecidos pela prefeitura local, para serem as aulas teóricas e práticas de pedreiro, eletricista, mecânico de motocicletas, costureira, entre outras.Uma das novidades na grade de cursos do Samaúma 2 é o de mecânica de manutenção industrial. O instrutor de metalmecânica, Ernesto Freitas, deve ministrar o curso na oficina própria do barco-escola, onde estão instalados equipamentos de mecânica industrial.

Segundo o gerente Teodório Filho, a rota do Samaúma 2 deve seguir de Tefé para Tapauá, no rio Purus, a 565 quilômetros de Manaus, onde permanecerá de março a maio de 2015, enquanto o Samaúma 1 permanece atuando em Macapá, capital do Amapá.