Centrais sindicais fazem ato no Dia do Trabalhador na orla de Maceió
O Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira (1), foi marcado por um ato em defesa dos direitos trabalhistas e da educação na orla de Maceió. Integrantes de mais de 100 sindicatos se concentraram na Pajuçara e depois saíram em caminhada. Com faixas e bandeiras, eles também cobraram o fim da violência contra a mulher.
Os manifestantes usaram um trio elétrico para fazerem discursos durante o percurso. Segundo a organização, mais de 2 mil pessoas participaram do ato. O grupo Afro Dendê, que faz parte de um projeto social no Benedito Bentes, se apresentou no evento.
Centrais sindicais fazem ato na orla de Maceió — Foto: Alexandre Lino/Arquivo pessoal
O dia 1º de maio marcou o lançamento da Marcha da Classe Trabalhadora, que deve acontecer no dia 22 de maio, em Brasília. Entre as reivindicações está a revogação das reformas trabalhistas e previdenciária.
Os servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que decretaram greve no mês passado, aproveitaram o ato para apresentar as pautas de reivindicações de cada categoria.
"Queremos um Brasil mais justo, com empregos decentes, juros mais baixos, defesa da agricultura familiar, revogação da reforma trabalhista e da reforma da previdência. Queremos a valorização do serviço público", disse Rilda Alves, da diretoria da Central Única dos Trabalhadores de Alagoas (CUT/AL).
Trabalhadores fizeram ato na orla de MAceió no Dia do Trabalhador — Foto: Alexandre Lino/Arquivo Pessoal