08/03/2017 18h23 - Atualizado em 09/03/2017 11h07

Nenhum curso superior em Alagoas tem nota máxima em conceito do MEC

Em uma escala de 1 a 5, apenas um curso teve nota 4 na avaliação.
Pesquisa aborda Conceito Preliminar de Curso do ano de 2015.

Roberta CólenDo G1 AL

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre o ensino superior em Alagoas apontam que, em 2015, nenhum curso de graduação foi avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC) no Conceito Preliminar do Curso (CPC). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (8).

O CPC leva em consideração as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) mais recente da série, além de corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais itens.

As instituições são avaliadas com notas de 1 a 5. No recorte de Alagoas, 17 instituições de ensino foram avaliadas (veja a lista ao final do texto). A nota mais alta no estado foi 4, para o curso de tecnologia em logística da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), localizada em Maceió.

Outros 44 cursos tiveram nota 3, considerada satisfatória para o MEC. 17 cursos receberam nota 2, que já é considerada abaixo da média. Nenhum curso teve nota 1. Outros 11 não foram reconhecidos.

Clique aqui para ter acesso aos dados completos

Foram avaliados cursos nas áreas de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teologia, Turismo, Comércio Exterior, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

De acordo com o MEC, cursos que obtiverem conceito 1 e 2 serão automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep e, se a nota baixa já tiver se repetido em avaliações anteriores, podem ter oferta de vagas bloqueada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou em outros processos seletivos.

Enquanto os cursos com conceito igual ou maior que 3 podem optar por não receber a visita dos avaliadores e, assim, transformar o CPC em conceito permanente.

O MEC também divulgou outros dados da pesquisa, como o Conceito Enade (CE) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Números de outros estados e um panorama do Brasil também foram apresentados nesta quarta.

Veja abaixo as instituições avaliadas em Alagoas:

Universidade Feral de Alagoas (Ufal);
Universidade Estadual de Alagoas (Uneal);
Centro Universitário Cesmac;
Faculdade Alagoana de Administração (FAA);
Faculdade da Seúne;
Faculdade Estácio de Alagoas (Estácio FAL);
Faculdade Maurício de Nassau (FMN);
Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió (FAMA);
Faculdade de Tecnologia de Alagoas;
Faculdade Figueiredo Costa (FIC);
Instituto de Ensino Superior de Alagoas (Iesa);
Faculdade da Cidade de Maceió (Facima);
Instituto de Ensino Superior Santa Cecília (IESC);
Instituto Federal de Educação;
Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal);
Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Cesama;
Centro Universitário Tirandentes (FITS);
Faculdade Raimundo Marinho (FRM);
Faculdade Pitágoras de Maceió.

 

veja também