O resultado da análise feita pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) nas amostras coletadas na Praia da Jatiúca, onde uma grande mancha escura voltou a aparecer depois das fortes chuvas na última sexta-feira (18), deve ser conhecido na próxima terça (22).
O instituto quer identificar se foi esgoto que causou a poluição da praia e o nível de contaminação para acionar os órgãos responsáveis. A mancha se espalhou em um raio de 25 quilômetros, até a Praia de Cruz das Almas.
Neste sábado (19), a sujeira ainda não havia se dissipado completamente, mas houve quem arriscou tomar banho de mar mesmo assim. O movimento, entretanto, era baixo, o que não agradou nada aos comerciantes da região. Quem estava na praia para alugar cadeiras e guarda-sóis reclamou do baixo movimento e disse que teve o rendimento prejudicado.
As amostras para análise da qualidade da água foram colhidas em dois pontos da Jatiúca. Até que seja conhecido o motivo da mancha, a recomendação é evitar o contato com a água e também com a areia da praia, já que são altos os riscos de doenças infecciosas e de pele.
"Pode propiciar irritação na pele e nos olhos, conjuntivite e também há risco de contrair hepatite A", alerta o infectologista Renne Oliveira, ao ressaltar que é preciso ficar atento a sintomas como diarreia, vômito ou febre.