indeferida (Foto: Junior Rocha/Arquivo Pessoal)
Aprovado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016 para o curso de Letras Inglês, da Universidade Federal do Acre (Ufac), o estudante Junior Rocha, 17 anos, teve sua matrícula indeferida, depois que a escola em que ele se formou, não lhe entregou a documentação em tempo hábil.
A reclamação foi enviada pelo internauta através da plataforma colaborativa VC no G1.
O estudante concluiu o ensino médio em 2015 no Instituto de Educação Lourenço Filho, em Rio Branco.
Rocha relata que, após ser aprovado na Ufac, procurou a escola por duas vezes sem sucesso. Uma no dia 8 de março e outra no dia 10. Porém, recebeu apenas uma declaração de conclusão do ensino médio. Documento que não foi aceito na Ufac. Agora ele teme perder a vaga definitivamente.
"Sou cotista e a Ufac quer saber os meus antecedentes escolares. Preciso dessa documentação para comprovar que realizei todo o ensino médio na rede pública, com a certidão comprovo apenas que concluí o 3º ano em escola pública e não que cursei os três anos. Disseram que não haviam feito o certificado porque a SEE não tinha mandado um requerimento. Para a Ufac a certidão não continha informações suficientes", explica.
Sem saber o que fazer, o estudante diz temer o futuro. "Penso nessa possibilidade [de perder a vaga] e me sinto arrasado, pois a Ufac é uma universidade que tem muita qualidade de ensino. Além disso, não é nada bom perder um ano estudando de novo para entrar novamente na Ufac sendo que eu já consegui a vaga", finaliza.
Nota da redação: Ao G1, a Secretaria de Educação do Acre (SEE) informou que vai tomar todas as medidas cabíveis para resolver o problema do estudante ainda nesta quarta-feira (16).
O Instituto Lourenço Filho informou que a escola passou por uma transição de gestão e havia a necessidade de um portaria para definir o diretor administrativo e a secretária da instituição para assinar o histórico escolar de Rocha. Por isso, deram ao aluno uma certidão de conclusão. A escola destacou que Rocha deve procurar a secretaria do instituto ainda na quarta-feira (16) para que o problema seja resolvido e ele receba toda a documentação.
A Ufac informou que o aluno deve conseguir a documentação, aguardar a publicação da chamada de vagas indeferidas e entrar com um recurso em até 24 horas para se regularizar e efetuar a matrícula.