Prefeito de Rio Branco foi reconduzido à presidência da Amac — Foto: Val Fernandes/Prefeitura de Rio Branco
O prefeito reeleito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), foi reconduzido ao cargo de presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) durante cerimônia na sede da instituição nessa quinta-feira (19) na capital acreana . Zequinha Lima (PP), prefeito reeleito de Cruzeiro do Sul, será o vice-presidente do órgão no biênio 2025/2026.
A nova diretoria foi escolhida durante o evento que marcou o encerramento do calendário da Amac neste ano, e que contou com a participação de diversos gestores do interior do estado.
Os nomes que ocuparão os cargos da Amac a partir do ano que vem ficaram definidos da seguinte forma:
- Presidente: Tião Bocalom (PL), prefeito de Rio Branco;
- Vice-presidente: Zequinha Lima (PP), rrefeito de Cruzeiro do Sul e
- Secretário-geral: Jerry Correia (PP), prefeito de Assis Brasil.
Bocalom e Zequinha Lima serão presidente e vice da Amac — Foto: Val Fernandes/Prefeitura de Rio Branco
Foram escolhidos para o Conselho Fiscal do órgão: Naudo Ribeiro (PP), prefeito de Jordão, Rosana Gomes (PP), prefeita de Senador Guiomard e Olavinho Boiadeiro (Republicanos), prefeito de Acrelândia.
Carlinhos do Pelado (PP), prefeito de Brasileia, Zé Luiz (PP), prefeito de Mâncio Lima, e Delegado Railson (Republicanos), prefeito de Feijó, ficarão como suplentes.
Bocalom ressaltou a atuação do órgão durante seu primeiro mandato como presidente, e disse que vai manter o tratamento igualitário entre os representantes municipais.
Políticos eleitos em Rio Branco são diplomados pela Justiça Eleitoral
“Penso que tivemos um grande sucesso nesses quatro anos. Graças a Deus, não tivemos nenhum escândalo envolvendo nossos prefeitos. Todos os prefeitos aqui, durante esses quatro anos, foram tratados de forma igualitária, independente da sua posição partidária. Aqui, nosso projeto é técnico. Nosso objetivo é dar suporte para cada prefeito, como foi possível observar hoje na reunião, pelos depoimentos de cada um deles”, declarou.
Durante a reunião, também foram apresentados os resultados das atividades desempenhadas em 2024, e foi discutido o planejamento para a sequência dos mandatos.
“Essa é a segunda Assembleia Ordinária da Associação dos Municípios do Acre, que é uma assembleia estatutária. Ela é obrigatória, tendo que ser realizada uma no início e outra no final de cada ano. Esta, no final, geralmente é para apresentar os resultados e os trabalhos realizados pela associação”, explicou Marcos Lucena, coordenador executivo da Amac.