Por g1 AC — Rio Branco


Prefeito de Rio Branco foi reconduzido à presidência da Amac — Foto: Val Fernandes/Prefeitura de Rio Branco

O prefeito reeleito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), foi reconduzido ao cargo de presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) durante cerimônia na sede da instituição nessa quinta-feira (19) na capital acreana . Zequinha Lima (PP), prefeito reeleito de Cruzeiro do Sul, será o vice-presidente do órgão no biênio 2025/2026.

A nova diretoria foi escolhida durante o evento que marcou o encerramento do calendário da Amac neste ano, e que contou com a participação de diversos gestores do interior do estado.

Os nomes que ocuparão os cargos da Amac a partir do ano que vem ficaram definidos da seguinte forma:

  • Presidente: Tião Bocalom (PL), prefeito de Rio Branco;
  • Vice-presidente: Zequinha Lima (PP), rrefeito de Cruzeiro do Sul e
  • Secretário-geral: Jerry Correia (PP), prefeito de Assis Brasil.

Bocalom e Zequinha Lima serão presidente e vice da Amac — Foto: Val Fernandes/Prefeitura de Rio Branco

Foram escolhidos para o Conselho Fiscal do órgão: Naudo Ribeiro (PP), prefeito de Jordão, Rosana Gomes (PP), prefeita de Senador Guiomard e Olavinho Boiadeiro (Republicanos), prefeito de Acrelândia.

Carlinhos do Pelado (PP), prefeito de Brasileia, Zé Luiz (PP), prefeito de Mâncio Lima, e Delegado Railson (Republicanos), prefeito de Feijó, ficarão como suplentes.

Bocalom ressaltou a atuação do órgão durante seu primeiro mandato como presidente, e disse que vai manter o tratamento igualitário entre os representantes municipais.

Políticos eleitos em Rio Branco são diplomados pela Justiça Eleitoral

Políticos eleitos em Rio Branco são diplomados pela Justiça Eleitoral

“Penso que tivemos um grande sucesso nesses quatro anos. Graças a Deus, não tivemos nenhum escândalo envolvendo nossos prefeitos. Todos os prefeitos aqui, durante esses quatro anos, foram tratados de forma igualitária, independente da sua posição partidária. Aqui, nosso projeto é técnico. Nosso objetivo é dar suporte para cada prefeito, como foi possível observar hoje na reunião, pelos depoimentos de cada um deles”, declarou.

Durante a reunião, também foram apresentados os resultados das atividades desempenhadas em 2024, e foi discutido o planejamento para a sequência dos mandatos.

“Essa é a segunda Assembleia Ordinária da Associação dos Municípios do Acre, que é uma assembleia estatutária. Ela é obrigatória, tendo que ser realizada uma no início e outra no final de cada ano. Esta, no final, geralmente é para apresentar os resultados e os trabalhos realizados pela associação”, explicou Marcos Lucena, coordenador executivo da Amac.

Reveja os telejornais do Acre

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!