no registro de candidaturas (Foto: Pâmela Fernandes/G1)
Com 604 candidatos registrados em dez municípios do estado para concorrem nas eleições de outubro de 2016, o Acre lidera o número de candidaturas na região Norte.
O número de registros efetuados é disponibilizado através do sistema eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e atualizado diariamente.
As agremiações têm ainda até às 19h (horário local) do dia 15 de agosto para apresentarem seus pedidos de registro para candidatos, partidos políticos e coligações.
O Amazonas foi o segundo estado com maior número de registros na região norte, sendo 260 candidatos. Em Rondônia, 173 se registraram e no estado do Tocantins, 105 candidatos aos cargos de prefeito, vice e vereador também fizeram seu registro. No Amapá, Pará e Roraima foram 104, 97 e 43 registrados respectivamente.
Cinco dias após o fim do período de realização das convenções partidárias, 15 candidatos a prefeito, 16 candidatos a vice-prefeito e 573 a vereador em 10 cidades do Acre oficializaram os registros junto TSE.
A capital acreana é a cidade com maior número de registros, sendo 233 candidatos, em seguida vem o município de Cruzeiro do Sul com 127 registros de candidaturas.
Nos municípios de Porto Acre, Feijó e Rodrigues Alves, no interior do Acre, 54, 38 e 33 candidatos oficializaram suas candidaturas respectivamente. Em Acrelândia, 26 foram registrados e em Sena Madureira, 23 candidatos se registraram junto ao TSE. Os municípios acreanos com menor número de registros foram Epitaciolândia, Brasiléia e Bujari, com 18,16 e 5 candidatos respectivamente.
Em todo o estado do Acre, 15 candidatos a prefeito efetuaram os registros, enquanto 16 vices e 573 postulantes ao cargo de vereador também fizeram o procedimento até a última atualização, às 20h37 de terça-feira (9).