Projetos Aplicados

Projetos Aplicados

Por meio dos projetos aplicados, a equipe do FGVces oferece apoio técnico para que a empresa (em uma relação um a um) aplique e internalize conhecimentos, métodos e ferramentas produzidos nas iE em 5 temas socioambientais:

  • Valoração econômica e não-econômica de serviços ecossistêmicos: mensuração de dependências, externalidades e impactos das atividades empresariais em relação a diferentes serviços ecossistêmicos.
  • Pegada hídrica e/ou pegada de carbono de produtos: estudo de pegada de carbono e/ou de pegada hídrica de bens e serviços. 
  • Precificação interna de carbono: definição de preço a ser assumido internamente nas empresas para as emissões de GEE a fim prever e gerenciar riscos e oportunidades, fortalecer a gestão em clima e engajar áreas e stakeholders nos esforços de redução das emissões. 
  • Estratégias empresariais de adaptação à mudança do clima: elaboração de planos ou estratégias empresariais de adaptação (gestão de riscos e oportunidades derivados da mudança do clima). 
  • Cálculo de ROI (retorno sobre investimento) de projetos de sustentabilidade: estimativa do retorno financeiro de projetos e iniciativas de sustentabilidade em curso ou planejados.

O engajamento interno, levantamento e análise de dados são responsabilidade da empresa parceira. O papel da equipe do FGVces nos projetos aplicados é apoiar as equipes líderes do projeto com conteúdo, diretrizes e ferramentas, condução do método em aplicação, referências e feedbacks a cada etapa.

Cada projeto aplicado envolve:

  • Aproximadamente 16 horas de apoio técnico: reuniões, indicação de referências e revisão de documentos;
  • Até 4 reuniões virtuais com equipe da empresa; e
  • Sistematização do projeto em um caso resumido.

Veja abaixo os casos que relatam projetos aplicados desenvolvidos pelo FGVces. Para saber mais, envie um email para [email protected].

Casos produzidos a partir de projetos aplicados: 

Serviços Ecossistêmicos relacionados aos negócios: Casos de empresas membro da iniciativa Tendências em Serviços Ecossistêmicos - Ciclo 2018

Esta publicação reúne quatro casos empresariais de valoração de serviços ecossistêmicos, realizados no âmbito da iniciativa  Tendências em Serviços Ecossistêmicos (TeSE) no ciclo 2018.

Acesse a publicação

Caso empresarial de valoração econômica de serviços ecossistêmicos - Eletropaulo

Este estudo busca aprofundar a aplicação dos métodos de valoração de serviços ecossistêmicos em análises de viabilidade econômico-financeira no desafio real empresarial proposto pela Eletropaulo de avaliar os usos alternativos das áreas de faixa de segurança das linhas de subtransmissão da empresa. Este caso empresarial é ancorado pela Devese 3.0 e descreve as experiências do processo de execução; as premissas, cálculos e resultados dos projetos avaliados; e apresenta as reflexões e lições aprendidas. 

Acesse a publicação

Serviços ecossistêmicos relacionados aos negócios: Casos de empresas membro da iniciativa Tendências em Serviços Ecossistêmicos - Ciclo 2017

Essa publicação reúne nove casos empresariais de valoração econômica de serviços ecossistêmicos foram desenvolvidos em 2017.

Acesse a publicação

Caso empresarial de valoração não econômica de Serviços Ecossistêmicos Culturais - A relação da Assessa e da Comunidade da Praia da Baleia com as algas marinhas

No início de 2017, as Diretrizes Empresariais para a Valoração não Econômica de Serviços Ecossistêmicos Culturais (DESEC) foram aplicadas em um projeto piloto de cerca de quatro meses de interação entre a equipe da TeSE, a empresa de ingredientes bioativos Assessa, a Comunidade fornecedora de matéria prima da Praia da Baleia em Itapipoca-CE e a equipe facilitadora da Ecotoré Serviços Socioambientais, apoiados pelo projeto TEEB R-L. Os objetivos deste projeto piloto foram testar a aplicabilidade do método, subsidiar o aprimoramento das diretrizes e, principalmente, gerar referências empresariais pioneiras no uso de SEC, contribuindo para posteriores aplicações e o avanço desta agenda no âmbito empresarial.

Acesse a publicação

CiViA: Experiências e reflexões sobre a gestão do ciclo de vida de produtos nas empresas brasileiras - Ciclos 2015 e 2016

Nesta publicação, a partir da experiência da iniciativa empresarial CiViA do FGVces em 2015 e 2016, são apresentadas a perspectiva e a técnica da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), suas aplicações e conexões com outros temas relevantes, ilustradas com diversos casos reais de empresas participantes da Iniciativa e explorando as potencialidades de interação da ACV com outras áreas.

Acesse a publicação

Valoração Econômica de Serviços Ecossistêmicos Relacionados aos Negócios: Estudos de casos de empresas membro da iniciativa Tendências em Serviços Ecossistêmicos - TeSE - Ciclo 2015

Nesta publicação são apresentados os resumos dos dez casos empresariais desenvolvidos no âmbito da iniciativa empresarial TeSE do FGVces em 2015, além do reporte dos resultados em modelo baseado nas DEREA.

Acesse a publicação

Ensino