Miner extractable value (MEV) é uma forma de lucro que um minerador pode obter com sua capacidade de incluir, excluir ou reordenar arbitrariamente transações dentro de sua produção de blocos.
Miner extractable value (MEV) é uma forma de lucro que um minerador (ou validador, sequenciador, etc) pode obter através da sua capacidade de incluir, excluir ou reordenar arbitrariamente transações dentro de sua produção de blocos.
Além do front running, os ataques mais comuns de MEV também incluem o back running, que se refere aos mineradores que lucram ao saber como transação do usuário, após executada, mudará as condições de mercado e, com esta informação, lançam sua própria transação logo após a do usuário.
Um ataque "sandwich" é uma combinação dos dois acima para especificamente obter lucro e tirar vantagem da transação submetida pelos usuários.
Todas essas formas de MEV só podem ser executadas por mineradores, pois eles são os únicos que têm o poder de organizar transações dentro de um bloco. Esse tipo de extração de valor pode ocorrer devido ao desenho do Ethereum mempool, já que a única motivação para os mineradores incluírem transações em um bloco é a quantidade de recompensas que eles irão receber.
Autor:
Stefan George é empresário no espaço do blockchain há mais de sete anos. Ele é o CTO e co-fundador da Gnosis, que constrói novos mecanismos de mercado para as finanças descentralizadas. A Gnosis contribuiu com uma infra-estrutura de ponta para a indústria, incluindo a Gnosis Safe Multisig, uma solução de carteira que permite aos usuários aproveitarem de mais de US$29 bilhões em ativos digitais, e o Gnosis Protocol, um protocolo de negociação descentralizado que protege os traders de arbitragem para proporcionar a melhor experiência no Ethereum.
Join the thousands already learning crypto!