Brasília
Por

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, determinou hoje a suspensão do pagamento de cerca de R$ 4 bilhões em emendas parlamentares e mandou ainda a Polícia Federal abrir um inquérito para apurar a liberação dos valores. Segundo denúncia de parlamentares do PSOL, houve uma série de irregularidades na liberação dos valores que foram inclusive utilizados pelo governo como moeda de troca para garantir a aprovação do pacote de corte de gastos.

O PSOL questionou no STF o documento que autorizava o pagamento das emendas de comissão, alegando falta de transparência na liberação dos recursos, sem a devida deliberação dos deputados sobre as emendas autorizadas nas comissões da casa.

No dia 12 de dezembro, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados suspendeu o funcionamento das Comissões Permanentes da Casa, proibindo reuniões de qualquer natureza entre os parlamentares. No mesmo dia, 17 líderes partidários enviaram ao Governo Federal um ofício solicitando o pagamento de 5.449 emendas de comissão sem identificar os respectivos autores dessas emendas.

O PSOL e parlamentares de outras legendas questionaram inclusive no plenário, durante as votações, como foi feita a liberação desses recursos, sendo que os colegiados não se reuniram para debater quais emendas seriam liberadas.

Além de suspender os pagamentos das emendas de comissão de 2024, Dino também determinou que o Executivo só poderá executar as emendas parlamentares relativas ao ano de 2025 com a adoção de medidas de transparência.

Mais recente Próxima Presos no inquérito do golpe, cinco militares devem passar o fim de ano em quartéis do Exército no Rio e em Brasília
Mais da CBN

A canção “Million Years Ago” continua com a execução suspensa por ser considerada plágio de “Mulheres”, composta por Toninho Geraes e eternizada por Martinho da Vila.

Justiça do RJ mantém suspensão de música de Adele e nega caução de R$ 1 milhão solicitado pela Universal Music

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), fala sobre os principais desafios da nova gestão. Ouça a entrevista.

'Estamos pensando em arrumar local para os pancadões', afirma Ricardo Nunes

A previsão para esta segunda-feira (13) é de pancadas com intensidade moderada forte nessas regiões.

Recife entra em estágio de atenção em consequência das chuvas que atingiram cidade

Das 12 redações com nota máxima, apenas uma foi de estudante da rede pública, em Minas Gerais.

Apenas 12 estudantes tiram nota mil na redação do Enem 2024, enquanto 60 conseguiram em 2023

Na sexta-feira, a AGU enviou uma notificação extrajudicial, solicitando informações a respeito das providências que vêm sendo adotadas pela Meta.

Prazo para Meta responder AGU sobre fim de programa de checagem termina nesta segunda (13)

Mercado se mostra cético cético em relação às medidas anunciadas pelo governo e preocupado com o avanço da dívida pública.

Lula adota tom otimista sobre economia em meio à alta da inflação e juros

O Procon alerta que consumidor deve ser orientado sobre qualquer mudança na regra e que cobrança indevida deve ser denunciada.

Notícias falsas sobre taxação de PIX leva comerciantes a pedir percentual indevido; entenda o que é mito e o que é verdade

Quanto ao Sisu, a data já está certa - inscrições serão abertas na sexta-feira, dia 17. A chamada regular está prevista para o dia 26 deste mês.

MEC divulga calendário do ProUni e do Fies; veja

O governador mineiro ainda fez um apelo para que moradores se atentem aos avisos emitidos pelos órgãos de segurança e deixem as áreas de risco.

Zema diz que Defesa Civil atua na recuperação das cidades afetadas pelas chuvas em Minas Gerais

O prefeito Eduardo Paes garantiu, nesse domingo (12), que o município vai dar apoio aos comerciantes

Após incêndio, Prefeitura do Rio vai se reunir hoje com representantes do Camelódromo da Uruguaiana