A internet revolucionou a forma como operamos e investimos. Em 17 de maio de 1792, Wall Street foi fundada na cidade de Nova York. Naquela época, tudo era feito em papel e, evidentemente, ocorriam muitos erros por não haver recursos digitais. Séculos mais tarde, a maioria das negociações é feita pela internet, e os registros de papel só são usados como cópia de segurança das informações online. As corretoras online vêm ganhando popularidade desde 1995, quando a E*TRADE se tornou a primeira do ramo.
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) chamou as negociações online de “revolução da internet”. Apesar do predomínio das negociações digitais, escolher uma corretora online não é fácil. É preciso levar em conta muitos aspectos, e o processo exige muita pesquisa. Os resultados valem a pena, mas só são obtidos após um intenso trabalho.
Realmente existem golpistas por aí, mas também há muitas corretoras de muita reputação que vão dar o máximo para ajudá-lo a crescer em sua carreira no mercado. As corretoras online se preocupam cada vez mais com novos investidores, portanto a falta de experiência não deve ser uma barreira para começar a operar pela internet e investir o seu dinheiro.
Por que usar uma corretora online?
Pensando em termos de vantagens e desvantagens na hora de fazer seus investimentos, você descobrirá que as corretoras online têm seus prós e contras, assim como qualquer outro serviço.
Vantagens das corretoras online
Conveniência e redução de custo são as duas maiores vantagens das corretoras online. E também costumam ser as mais persuasivas. As corretoras online são mais rápidas, permitindo que você realize operações com apenas um clique, em vez de ter que ligar para um corretor pessoal. As corretoras online também são mais baratas. A Bloomberg descobriu que os investidores pagam em média apenas de 5 a 10 dólares em taxas operacionais para as corretoras online. Essas taxas são mais baratas do que as cobradas por um corretor pessoal, que costuma custar em média US$150.
Além disso, as corretoras de valores online fornecem um banco de dados completo de pesquisa que você pode usar para operar. Novamente, para acessar esse vasto banco de dados de pesquisa e comentários de mercado, basta clicar um botão. Por fim, a maioria das corretoras online oferece aplicativos móveis, além de sites e programas para baixar. Você pode executar ordens via smartphone, o que é excelente para traders que estão se deslocando.
Desvantagens das corretoras online
Como ocorre com qualquer serviço, as corretoras online também têm suas desvantagens. Especificamente, elas exigem que você se familiarize com a tecnologia, o que pode gerar confusão. Nem todos os softwares de negociação são intuitivos. Se você não é proficiente em tecnologia, os primeiros passos podem gerar confusão. Devemos lembrar ainda que existem, sim , corretoras que aplicam golpes nas pessoas, principalmente vítimas menos versadas na internet.
As corretoras online são confiáveis?
As corretoras legítimas e confiáveis são as mais estabelecidas. Elas contam com avaliações de clientes, regulação e documentação (digital ou física) em seu nome. Novamente, para encontrar uma corretora de renome é preciso pesquisar e verificar se ela é regulada e respeita a lei.
Isso nos leva ao nosso segundo tópico, que é: as corretoras online são seguras para operar? Felizmente, a resposta é sim, se a corretora em si for legítima e regulada. As corretoras online são reguladas por órgãos de supervisão como SEC, CFTC, NFA e FINRA. A maior parte da indústria é bastante regulada, sobretudo desde a crise financeira de 2008, que fez o congresso americano dar mais atenção a Wall Street.
Como saber se uma corretora online é regulada?
Em geral, você consegue obter essa informação no próprio site da corretora. A corretora de valores geralmente informa sua regulação no rodapé do site. Leis de transparência obrigam que a corretora insira a regulação em suas informações corporativas.
Se não estiver no rodapé da página, a regulação deverá estar em uma das seções da companhia. Além disso, os principais órgãos reguladores dos EUA fornecem suas próprias listas de empresas supervisionadas. Nota: se uma corretora online não for transparente ou objetiva em relação à sua regulação, esse é um grande sinal de alerta.
5 Fatores para escolher a melhor corretora online
Além de verificar se a corretora online é regulada, você deve conferir se ela fornece plataformas de alta tecnologia, presta um bom atendimento, oferece ferramentas de dados e pesquisa de mercado, possui prazos curtos de depósitos e retiradas e cobra taxas e comissões justas. Não importa se você está analisando uma corretora de ações mais especializada ou não, como uma corretora de câmbio ou uma corretora CFD, você deve levar em consideração esses importantes fatores ao tomar uma decisão. Existem outras qualidades a serem observadas em uma corretora online, mas essas cinco são as principais.
1. Corretoras de alta tecnologia
Você não quer ficar constantemente frustrado, tentando ajustar o software da corretora. Isso consome tempo valioso que você poderia usar para operar. Certifique-se de que a corretora online tenha um sistema sem falhas. As avaliações de clientes quase sempre mencionam se uma corretora apresenta problemas de tecnologia, pois isso gera incômodo universal.
2. Bom atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente deve ser ágil, amigável e atencioso. Não dá para aguentar uma empresa que leva mais de 48 horas para responder um email, o que já seria um exagero. Um atendimento ao cliente de alta qualidade é um bom indicador de qualidade da empresa que lida com investimentos e ações.
3. Pesquisa e dados
Uma boa corretora online oferecerá ferramentas de pesquisa e dados, que podem ajudá-lo a tomar decisões antes de executar uma operação. Não importa se esses dados e comentários são produzidos internamente ou terceirizado, o importante é contar com esse banco de dados na ponta dos dedos ao operar.
4. Depósitos e retiradas com rapidez
Você não quer esperar semanas para um cheque aparecer na sua conta. Não deixe de verificar quanto tempo levam os depósitos e retiradas. Dependendo do método utilizado, o prazo de liberação das remessas não deve levar mais que três dias. Além disso, verifica as formas de depósito aceitas pela corretora para ver se são compatíveis com as suas preferências e situação financeira.
5. Taxas e comissões justas
Por fim, as taxas e comissões são um importante fator decisório na hora de escolher a melhor corretora online para você. As taxas e comissões não devem ser excessivas, e você não deve ter a sensação de que está gastando uma quantia exorbitante de dinheiro. As corretoras online têm diminuído suas taxas e comissões nos últimos tempos, uma tendência que os investidores esperam que continue. No momento, devido ao caráter recente da negociação de criptomoedas, pode ser que você se depare com corretoras de criptomoedas que cobrem taxas maiores, se comparadas a plataformas de corretoras de ações não especializadas.
Novamente, existem muitas outras qualidade que são importantes, mas essas cinco são as de maior destaque no dia a dia. Leia análise sobre esses tópicos e sempre realize uma pesquisa aprofundada antes de escolher uma corretora online.